NOTÍCIAS

Tubos e conexões em PRFV: mais versatilidade e eficiência para o seu projeto

O mundo está mudando em uma velocidade incrível. Com isso, novos desafios se apresentam nos mais variados setores. E, quando falamos de tubulações, não é diferente. Por isso, projetos de saneamento, irrigação e aplicações industriais têm investido nos tubos e conexões em fibra.

O PRFV é um material inovador, que oferece uma combinação de poliéster reforçado com fibra de vidro, aumentando sua vida útil e diminuindo a necessidade de manutenções. Os tubos e conexões em fibra são leves, fáceis de instalar e altamente resistentes à corrosão e abrasão, sendo a escolha ideal para os mais diversos projetos.

Neste artigo, vamos explorar alguns benefícios dos tubos e conexões em PRFV e destacar as vantagens em relação a outros materiais.

 

A versatilidade dos tubos e conexões em fibra de vidro

Tubulações em PRFV são muito versáteis. O poliéster proporciona uma boa adaptação a diferentes projetos, enquanto a fibra de vidro oferece toda a resistência e durabilidade necessárias para aplicações como:

  • Saneamento básico;
  • Captação de água;
  • Efluentes industriais;
  • Irrigação e fertirrigação.

 

Os tubos e conexões em PRFV podem ser facilmente aplicados em operações elevatórias, condutos forçados por gravidade e escoamento com superfície livre, tanto em instalações aéreas como enterradas. Isso ocorre porque a superfície externa do tubo é revestida com uma camada de resina termofixa, aditivada com inibidor de raios UV, o que proporciona mais resistência ao envelhecimento.

Além disso, devido à sua resistência interna e externa à corrosão, as tubulações de poliéster reforçado com fibra de vidro são ideais para serem utilizadas em:

  • Poços de visita;
  • Dutos de exaustão;
  • Adução de água;
  • Transporte de vinhaça e produtos químicos;
  • Emissários de esgoto sanitário;
  • Coletores-tronco e águas pluviais.

 

A intercambialidade dos tubos e conexões em fibra de vidro

Os tubos e conexões em PRFV da Petrofisa são totalmente intercambiáveis com outros materiais. Fabricados de acordo com a norma NBR 15536, nossas tubulações garantem compatibilidade dimensional perfeita ao acoplar com tubos e conexões de PVC, ferro fundido ou aço, sem a necessidade de peças especiais ou adaptações, proporcionando economia ao projeto.

Os produtos de poliéster reforçado com fibra de vidro produzidos pela Petrofisa apresentam baixos coeficientes de rugosidade, oferecendo assim mais resistência à abrasão. Além disso, utilizamos resinas específicas que suportam temperaturas elevadas, atendendo a aplicações que requerem resistência a aquecimentos superiores a 100ºC.

Quanto à fabricação de outros acessórios em PRFV, o catálogo da Petrofisa inclui:

● Curvas em qualquer angulação;
● Tês simples;
● Tês-redução;
● Reduções concêntricas e excêntricas;
● Extremidades flangeadas;
● Carretéis e cruzetas.

 

A flexibilidade dos tubos e conexões em fibra de vidro

Tubos e conexões em PRFV permitem pequenas deflexões sem comprometer a estanqueidade da tubulação, o que não ocorre com outros materiais. O sistema de junta elástica dos tubos e conexões em PRFV grande flexibilidade à tubulação, permitindo desalinhamentos angulares entre tubos adjacentes, de forma que, após a montagem, eles se ajustem ao perfil do terreno.

Estes desvios angulares permitem a execução de curvas de grande raio sem a necessidade de conexões adicionais. Além da flexibilidade de montagem, a deflexão angular absorve possíveis movimentações axiais térmicas e recalques diferenciais do solo sem comprometer a estanqueidade da união.

Para garantir o desalinhamento angular de forma segura, os tubos em PRFV devem ser inicialmente acoplados com alinhamento perfeito, sem nenhum ângulo de desalinhamento. Depois de montadas as tubulações, elas poderão ser desalinhadas para atender às necessidades do seu projeto.

Quer saber mais sobre as facilidades dos tubos e conexões em PRFV?
Solicite uma cotação. 

 

Mais
notícias